Catarata

Cirurgia Catarata

O cristalino é uma lente natural que existe dentro do olho. A catarata é uma opacidade do cristalino que usualmente ocorre em pacientes com mais de cinquenta anos. O principal sintoma da catarata é turvação visual, mesmo com o uso de correção óptica. Não existe tratamento clínico, nem medicamentos para a catarata. O único tratamento eficiente é a cirurgia.

Quando operar?
A indicação da cirurgia é dada pelo impacto da baixa da visão na qualidade de vida de determinado paciente.
Assim sendo, o paciente decide se já necessita ou não de cirurgia.
Com a evolução da técnica nos últimos anos temos realizado cirurgias em cataratas cada vez mais iniciais, com excelentes resultados e grande satisfação dos pacientes com a cirurgia.

Nos dias atuais, não há motivos para se postergar uma cirurgia de catarata.
Devido ao atual avanço tecnológico que inclui melhoria nos aparelhos de facemulsificação, microscópios cirúrgicos, outros materiais utilizados durante a cirurgia , inclusive lentes intra oculares cada vez mais modernas, a cirurgia pode ser realizada logo que a catarata causar alguma baixa de acuidade visual no paciente,mesmo que pequena.

O que esperar?
A cirurgia de catarata pela técnica de faceemulsificação com implante de LIO dobrável costuma ser um procedimento rápido, com baixo risco de complicações , com recuperação visual rápida. É necessário cumprir as orientações do cirurgião quanto ao uso dos colírios e retornos pós operatórios. Os pacientes normalmente ficam bem satisfeitos com o resultado cirúrgico obtendo uma melhora em sua qualidade de vida.

Como é a cirurgia?
Cirurgia Catarata
A técnica mais moderna e segura de cirurgia da catarata é a facoemulsificação, realizada utilizando-se energia de ultrassons. O cristalino é emulsificado e extraído através de uma abertura que mede cerca de 2.0 milímetros.
Após isto, introduz-se a lente intraocular dobrada que se desdobrará no interior do olho, substituindo o cristalino.Trata-se de uma técnica muito pouco invasiva.
Devido ao pequeno tamanho da abertura e a leve manipulação cirúrgica, o procedimento pode ser realizado com anestesia tópica (colírio) e não há necessidade de pontos. Não é necessário a oclusão do olho no pós-operatório. O doente começa a recuperar a visão ao finalizar a cirurgia.
Hoje em dia, a facoemulsificação permite a reincorporação imediata dos doentes às suas atividades diárias, não sendo necessário realizar repouso.

A cirurgia é feita em centro cirúrgico sob monitorização de um anestesista que irá realizar uma sedação leve no paciente , o que proporciona mais conforto a este, apesar do tempo bastante curto do procedimento (cerca alguns minutos).
Não é necessário internação, sendo o paciente liberado no mesmo dia, sem necessidade de oclusão ocular, apenas utilização de uma concha de acrílico protetora no primeiro dia de pós operatório.

Tipos de Lentes intra oculares:
Hoje existem diferentes tipos de lentes intra oculares que apresentam materiais e características ópticas diferentes: dobráveis, monovisão esférica ,monovisão asférica, tóricas, multifocais. Existindo muitas variáveis entre as características destas.
Cada caso deve ser avaliado individualmente, para se decidir qual a melhor solução para determinado paciente.

Cuidados pré e pós- operatórios Imediatos:
Algumas orientações devem ser seguidas para que tudo aconteça da forma mais tranquila no dia da sua cirurgia e nos dias seguintes.

No dia da sua cirurgia de catarata:
1) Não usar maquiagem ou creme no rosto.
2) É permitido tomar banho de chuveiro e lavar a cabeça e o rosto normalmente antes da sua cirurgia.
3) É importante estar acompanhado de um adulto.
4) Usar roupas confortáveis, mais folgadas e se possível que possam se abertas pela frente (do tipo com botões).
5) Deixar objetos de valor em casa (relógios, brincos, colares, anéis, etc.).
6) Traga seus exames de laboratório e avaliação clínica/cardiológica. Identifique todos os exames com o seu nome e telefone.
7) Jejum oral de 8 horas (os medicamentos de rotina devem ser tomados normalmente no horário habitual com um pouco de água).

Nos dias seguintes a sua cirurgia:
1) Repouso relativo ao chegar em casa, evitando pegar peso e fazer movimentos bruscos.
2) Pingar os colírios conforme orientação.
3) Lavar as mãos antes de pingar os colírios.
4) Utilize lenços de papel descartáveis para limpar e secar a região do olho operado.
5) É permitido assistir televisão, ler e/ou usar o computador, se isto não causar desconforto.
6) Evite coçar ou apertar os olhos.
7) Se você pratica alguma atividade física, pergunte ao seu médico se poderá continuar a realiza-la e / ou quando poderá voltar a faze-la.
8) Compareça sempre as consultas marcadas, pois elas são de extrema importância.
9) Tenha sempre os telefones de contato do seu médico, para que ele possa esclarecer quais dúvidas, assim que estas surjam.

Voltar

MENU