Cirurgia Refrativa

Cirurgia Refrativa

O que é?

É o procedimento cirúrgico realizado com o objetivo de corrigir o grau de miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo e desta forma eliminar a necessidade do uso de óculos e/ou lentes de contato.

Como funciona?

Quando uma pessoa apresenta um erro de refração (miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo) os raios luminosos não se fundem na retina em um único ponto, assim impossibilitando nitidez da imagem. A cirurgia refrativa tem como objetivo, através na maioria das vezes, de técnicas que utilizam o Excimer LASER, alterar a curvatura da córnea fazendo com que os raios luminosos passem a focar de forma adequada na retina possibilitando nitidez da visão.

Quem pode realizar a cirurgia?

Qualquer pessoa que possua um erro refrativo (miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo) e que necessite do uso de óculos ou lentes de contato é um potencial candidato à cirurgia.
Para saber se um paciente é ou não um bom candidato ao procedimento, o cirurgião deve avaliar o grau do paciente, juntamente com exames específicos para a avaliação da espessura e da curvatura da córnea.

O que esperar da cirurgia?

Caso se comprove que o paciente é um bom candidato ao procedimento, as chances de sucesso são enormes, sendo a cirurgia extremamente segura. A grande maioria dos pacientes fica muito satisfeita com os resultados.

Como é a técnica cirúrgica?

Existem duas técnicas mais utilizadas na cirurgia refrativa: o LASIK e o PRK, sendo que, dependendo do grau e das condições da córnea de determinado paciente uma ou outra técnica pode ser a técnica a preferencial. Muitos pacientes podem realizar ambas as técnicas com as mesmas chances de sucesso. Em ambas o tempo de cirurgia é de apenas alguns minutos.

LASIK: o LASER é realizado no interior da córnea, para isto primeiro é feito um corte com um aparelho extremamente preciso chamado microcerátomo, que irá levantar uma lamela da córnea bem fina, sendo então aplicado o LASER abaixo dela. Após a aplicação do laser (com o objetivo de esculpir a córnea mudando assim sua curvatura), a lamela de córnea é recolocada na sua posição original, ocorrendo sua aderência ao resto da córnea sem a necessidade de pontos. O procedimento pode ser realizado em ambos os olhos no mesmo dia.

laser

A recuperação do paciente após a realização do LASIK é muito rápida, havendo normalmente apenas uma leve sensação de corpo estranho e/ou ardor nas primeiras horas de pós-operatório e, após 24 horas o paciente já se apresenta muito bem, sem irritação e com a visão nítida, podendo retornar às suas atividades normais como trabalhar e dirigir.

PRK: o LASER é aplicado na camada superficial da córnea (epitélio), não havendo a necessidade da realização da lamela de córnea como no LASIK. Ao final do procedimento é colocado uma lente de contato gelatinosa, com o propósito de proteger a superfície da córnea na qual foi aplicado o LASER. O paciente permanecerá com a lente por cerca de 7 à 10 dias, período no qual o epitélio se reforma completamente. Enquanto não ocorre esta regeneração do epitélio da córnea, a visão não é completamente nítida e o paciente vai apresentar graus variados de dor que são amenizados com o uso de medicação tópica e/ou oral. Após o procedimento ocorre, dia após dia progressivamente, a melhora da visão e a diminuição do desconforto.

PRK

Quais são os cuidados pré e pós operatórios?

Antes da cirurgia:

  • Ficar sem usar lentes de contato por no mínimo uma semana.
  • Lavar bem o rosto e pálpebras.
  • Não usar maquiagem ou cremes no rosto nas 24 horas que antecedem o procedimento.

Após a cirurgia:

  • Evitar coçar ou espremer os olhos.
  • Evitar exposição excessiva à luz solar, usar óculos de sol com filtro UV, bonés, etc. em ambientes externos.
  • Usar os colírios pós-operatórios conforme orientação.
  • Não faltar às consultas pós-operatórias solicitadas.
  • Nas primeiras semanas (o tempo varia de acordo com a técnica) não realizar esportes de contato e tam’bem banhos de mar e piscina.
  • Qualquer dúvida ou problema entrar em contato com o cirurgião imediatamente.

Voltar

MENU