Catarata

O cristalino é uma lente natural que existe dentro do olho.
A catarata é uma opacidade do cristalino que usualmente ocorre em pacientes com mais de cinquenta anos.
O principal sintoma da catarata é turvação visual, mesmo com o uso de correção óptica.
Não existe tratamento clínico, nem medicamentos para a catarata.
O único tratamento eficiente é a cirurgia.

Quando operar?
A indicação da cirurgia é dada pelo impacto da baixa da visão na qualidade de vida de determinado paciente.
Assim sendo, o paciente decide se já necessita ou não de cirurgia.
Com a evolução da técnica nos últimos anos temos realizado cirurgias em cataratas cada vez mais iniciais, com excelentes resultados e grande satisfação dos pacientes com a cirurgia.
Nos dias atuais, não há motivos para se postergar uma cirurgia de catarata.
Devido ao atual avanço tecnológico que inclui melhoria nos aparelhos de facemulsificação, microscópios cirúrgicos, outros materiais utilizados durante a cirurgia, inclusive lentes intraoculares cada vez mais modernas, a cirurgia pode ser realizada logo que a catarata causar alguma baixa de acuidade visual no paciente, mesmo que pequena.
O que esperar?
A cirurgia de catarata pela técnica de faceemulsificação com implante de LIO dobrável costuma ser um procedimento rápido, com baixo risco de complicações, com recuperação visual rápida. É necessário cumprir as orientações do cirurgião quanto ao uso dos colírios e retornos pós-operatórios.
Os pacientes normalmente ficam bem satisfeitos com o resultado cirúrgico obtendo uma melhora em sua qualidade de vida.
Como é a cirurgia?
A técnica mais moderna e segura de cirurgia da catarata é a facoemulsificação, realizada utilizando-se energia de ultrassons. O cristalino é emulsificado e extraído através de uma abertura que mede cerca de 2.0 milímetros.
Após isto, introduz-se a lente intraocular dobrada que se desdobrará no interior do olho, substituindo o cristalino. Trata-se de uma técnica muito pouco invasiva.
Devido ao pequeno tamanho da abertura e a leve manipulação cirúrgica, o procedimento pode ser realizado com anestesia tópica (colírio) e não há necessidade de pontos. Não é necessário a oclusão do olho no pós-operatório. O doente começa a recuperar a visão ao finalizar a cirurgia.
Hoje em dia, a facoemulsificação permite a reincorporação imediata dos doentes às suas atividades diárias, não sendo necessário realizar repouso.
A cirurgia é feita em centro cirúrgico sob monitorização de um anestesista que irá realizar uma sedação leve no paciente, o que proporciona mais conforto a este, apesar do tempo bastante curto do procedimento (cerca alguns minutos).
Não é necessária internação, sendo o paciente liberado no mesmo dia, sem necessidade de oclusão ocular, apenas utilização de uma concha de acrílico protetora no primeiro dia de pós-operatório.
Tipos de Lentes intra oculares:
Hoje existem diferentes tipos de lentes intraoculares que apresentam materiais e características ópticas diferentes: dobráveis, monovisão esférica ,monovisão asférica, tóricas, multifocais. Existindo muitas variáveis entre as características destas.
Cada caso deve ser avaliado individualmente, para se decidir qual a melhor solução para determinado paciente.
Cuidados pré e pós- operatórios Imediatos:
Algumas orientações devem ser seguidas para que tudo aconteça da forma mais tranquila no dia da sua cirurgia e nos dias seguintes.