Doenças

Erros de refração

Foto Erros de refração

São alterações oculares que deformam a imagem capitada pela retina, causando turvação da visão e/ou sintomas conhecidos como astenopia (irritações oculares e hiperemia ocular, dor de cabeça, dor periocular). Elas ocorrem por alterações das estruturas (como a córnea ou o cristalino) ou pelo tamanho do olho (grande ou pequeno).

Olho emétrope

Em um olho sem erro de refração (emétrope), a imagem de um objeto no infinito foca na retina. Quando se aproxima do olho, a imagem passa a ficar cada vez mais posterior à retina, para focá-la o olho apresenta um fenômeno chamado acomodação, em que o cristalino (lente intra ocular natural biconvexa) se dilata e converge a imagem para a retina.

Cirurgia Laser

Miopia

Foto Miopia

Causa baixa de acuidade visual para longe.

Na miopia a imagem, do objeto no infinito, foca antes da retina. Quando se aproxima o objeto do olho a imagem passará a formar-se sobre a retina, portanto o míope enxerga bem para perto sem necessitar o uso do cristalino (acomodação). A miopia tem tendência familiar. Geralmente a miopia aumenta durante a fase de crescimento devido ao crescimento do tamanho do olho.

Tratamento:

Óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. A cirurgia refrativa à laser procura modificar a curvatura da córnea, provocando achatamento da parte central, para que a imagem se forme na retina.

Hipermetropia

Nesta situação o olho é geralmente menor que o normal, dificultando a focalização pelo cristalino de objetos próximos ao olho.

Em hipermetropes a imagem, que vem do infinito, forma-se atrás da retina. Quando aproximamos um objeto do olho a imagem afasta-se mais da retina, portanto, o hipermetrope tem dificuldade para enxergar de perto. 90% das crianças, devido ao diâmetro ocular diminuído são hipermetropes, esta hipermetropia vai diminuindo com o crescimento do olho e na idade adulta, idealmente, chegamos a emetropia (imagem de um objeto no infinito foca na retina).

Tratamento:

A hipermetropia pode ser tratada com óculos , lentes de contato e cirurgia refrativa. A cirurgia refrativa à laser procura modificar a curvatura da córnea, provocando encurvamento da parte central, para que a imagem se forme na retina.

Astigmatismo

O astigmatismo geralmente é causado por uma irregularidade da córnea, e seu efeito é a distorção da imagem.

Tratamento:

A correção do astigmatismo pode ser feita por óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Na cirurgia refrativa à laser a córnea é esculpida para regularizar a sua curvatura.

Presbiopia

Acompanhando o envelhecimento, o cristalino perde, aos poucos, a sua elasticidade. Com isto, o olho fica sem capacidade de acomodar-se, ou seja, conseguir foco para ler ou realizar outras atividades para perto.

Este processo inicia-se gradualmente em 100% das pessoas por volta dos 40 anos.

O uso de óculos para perto passa a ser necessário para aquelas pessoas que antes enxergavam bem. Os pacientes que já utilizavam óculos passam a precisar de lentes diferentes para longe e para perto. Assim, podem usar óculos bifocal ou multifocal (para longe e para perto), ou um pequeno apenas para leitura. Em míopes não corrigidos (dependendo grau) não há necessidade de realizar a acomodação para se enxergar para perto, não havendo, então, a necessidade de óculos para leitura.

Tratamento:

Óculos, lentes de contato, procedimentos refrativos.